O artista pop Andy Warhol era um apaixonado por gatos. Ele e sua mãe chegaram a ter dezenas de gatos ao mesmo tempo e todos eles chamados Sam, com exceção de uma gata que se chamava Hester.
Antes de se tornar um artista famoso e criar sua série Art Pop com latas de sopa Campbell, garrafas de Coca-Cola, rostos em silkscreen de Marilyn Monroe, Jacqueline Kennedy, Che Guevara e Pelé, sem mencionar um dos maiores símbolos das artes Mona Lisa, Warhol fazia muitas ilustrações de gatos. Chegou a elaborar um livro de edição limitada chamado “25 Cats Name Sam And One Blue Pussy” (25 Gatos Chamados Sam E Uma Gatinha Azul), em 1954.
Suas criações de Art Pop |
Curiosidades sobre o livro:
- A obra foi impressa por Seymour Berlin com Charles Lisanby como o autor. A caligrafia para o livro foi feita por Julia Warhola, mãe de Warhol. As litografias foram produzidas em papel marca d'água Arches, sendo utilizada a técnica de linhas apagadas por Warhol.
- Na verdade, o livro possui apenas 16 imagens com gatos chamados Sam.
- No título original do livro deveria aparecer a palavra Named, mas a mãe de Warhol deixou a letra “d” de fora, propositalmente, porque ele gostava das imperfeições aleatórias.
- A edição original foi limitada a 190 exemplares numerados e cada original foi colorido a mão, usando tintas para tingimento Dr. Martin.
- Um desses originais foi vendido em 2006 pelo valor de U$35 mil dólares. Outro, dedicado a Paul Cadmus, foi vendido pela Christie's (famosa casa de leilões de Londres) por U$97 mil dólares.
- Mais tarde, em 1994, suas ilustrações dos bichanos foram republicadas no livro Cats Cats Cats.
Vamos ver os gatinhos mais extrovertidos
E aqui está One Blue Pussy
Lambidas mil!
>^.^<
Confira, também, a página do Facebook
Brincando Com Gatos
Não esqueça de marcar sua reação e comentar aqui embaixo.
OK? Miauu!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"O gato é médium, bruxo, alquimista e parapsicólogo. É uma chance de meditação permanente a nosso lado, a ensinar paciência, atenção, silêncio e mistério. O gato é um monge portátil à disposição de quem o saiba receber."
(Artur da Távola)
>^.^< MIAU!! >^.^<