domingo, 4 de dezembro de 2016

Dia Internacional do Guepardo


Hoje, dia 04 de dezembro, é o Dia Internacional do Guepardo (International Cheetah Day, em inglês). O motivo deste dia ter sido instituído é nobre, como o próprio animal, mas, acima de tudo, muito triste. A data foi criada com o objetivo de alertar e proteger, além de expandir o habitat do animal, obtendo apoio para a conservação do felino que está ameaçado de extinção

Que Animal É Esse? 

O guepardo é um animal que pertence à família dos Felídeos ou Felinos (Felidae, em latim). Podemos dizer que ele é o primo “ligeirinho” dos nossos amados bichanos. Isso mesmo. O guepardo e o gato doméstico são da mesma família e subfamília (Felinae). Não é adorável? 

Quando digo “ligeirinho” quero dizer que ele pode atingir 112 km/h ou mais. E a arrancada? De zero a 100 em apenas 3 segundos. UAU!!! Façanha que pode ser comparada aos carros mais velozes. Sem dúvida é o mamífero terrestre mais rápido do planeta




A chita ou guepardo pode viver de 14 a 17 anos em condições classificadas como normais na natureza. Atualmente, é considerada uma espécie vulnerável

O guepardo também é conhecido como chita, cheetah, lobo-tigre, leopardo-caçador e onça-africana. 

Características Evolucionárias 

O Acinonyx jubatus (nome científico do nosso ilustre felino), durante sua evolução sofreu várias modificações que o tornaram um predador ágil e extremamente rápido: caixa torácica grande, cabeça pequena e aerodinâmica, pernas longas, além de uma coluna vertebral bem flexível. 



Ao perseguir gazelas, seu prato preferido, é imbatível. A chita possui garras semi-retráteis que aumentam sua tração e impulso e, consequentemente, aumentam sua velocidade durante a perseguição. E sua cauda longa serve, justamente, para lhe dar estabilidade, principalmente, nas curvas quando caçam em alta velocidade. 

E, por falar em cauda, os anéis de sua cauda têm um padrão exclusivo que permite a identificação de cada animal. Tipo a digital para os seres humanos. 



Outra curiosidade é que os guepardos não conseguem rugir e isso os diferencia dos outros Grandes Felinos

Amigos, Família E Caça 

Os guepardos são animais muito sociáveis e costumam lamber-se uns aos outros. Machos da raça adotam filhotes perdidos ou órfãos de outros guepardos e cuidam deles como se fossem seus, o que é extremamente incomum, até para os próprios guepardos. 

As perseguições durante a caça duram menos de um minuto ou no máximo um minuto e meio. Como seu corpo superaquece, se falhar, o felino prefere desistir e não gastar energia sem necessidade. 




Como não caça em grupo, muitas vezes as presas caçadas por eles são roubadas por outros animais, geralmente maiores. Afinal, ele “ganha” sua presa por ser um animal veloz e não por sair no tapa com ela. E no fim de sua caçada ele se encontra exausto para poder “defender” e manter sua presa para come-la. 

Quer saber mais? Clique na imagem abaixo (está em inglês). 

 #SaveTheCheetah



Lambidas mil! 
>^.^<


Confira, também, a página do Facebook
Brincando Com Gatos


  Não esqueça de Comentar aqui embaixo.  
  OK? Mi@uu!  




Nenhum comentário:

Postar um comentário

"O gato é médium, bruxo, alquimista e parapsicólogo. É uma chance de meditação permanente a nosso lado, a ensinar paciência, atenção, silêncio e mistério. O gato é um monge portátil à disposição de quem o saiba receber."

(Artur da Távola)

>^.^< MIAU!! >^.^<

Sobre A Equipe

Quem Somos?

BCGatos

Dean, Samantha e Luke formam a Equipe Brincando Com Gatos. Mamãe e Papai são os colaboradores frequentes. Aqui tem muita Diversão e Informação para você que é Gateiro e é curioso como um Gato. Mi@uu!




Posts Recentes

recentposts

Posts Aleatórios

randomposts