sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Música Para Agradar Os Bichanos


A música mexe com nossas emoções, agita o corpo, acalma a mente e amansa as feras. A música é poderosa e não somente com suas letras que protestam e reivindicam, mas principalmente com seu som, seu ritmo, sua batida, sua sonoridade. Afinal de contas, é isso que faz com que a música seja a linguagem universal, porque ela “fala” com seu corpo e sua mente que respondem automaticamente aos seus apelos, sem a barreira do idioma. Até os alienígenas de Contatos Imediatos se comunicaram com sons! Espertos! 

Gatos Gostam De Música? 

Os gatinhos também adoram uma boa melodia, mas não necessariamente a mesma melodia que nós, humanos, gostamos. Os felinos gostam da música deles. É isso mesmo. A nossa música é baseada em nossa biologia, em nosso próprio ritmo ditado pelas batidas de nosso coração. A dos gatinhos é diferente. Cada espécie se comunica com frequência, tempo e capacidade sensorial distintos, interpretando esses estímulos de formas diferentes. 

Cientistas da Universidade de Wisconsin e da Universidade de Maryland, ambas sediadas nos Estados Unidos, criaram canções específicas para os bichanos. Os psicólogos de animais Charles Snowdon e Megan Savage convidaram o músico David Teie para compor músicas baseadas nos estudos dos sons favoritos dos gatos, no ritmo de seu ronronar, no ritmo de sucção, nos tons usados para se comunicarem e, é claro, em sua capacidade auditiva que é muito maior do que a humana. Juntos, criaram o projeto Music For Cats. Ou seja, música para gatos

Gatos adoram uma boa música
#partiumundodossonhos  Hahahahahahaha! 


Estudamos as vocalizações naturais de gatos e combinamos a música para a mesma faixa de frequência, cerca de uma oitava ou mais superior que a faixa de vozes humanas.  

Explica Charles Snowdon, o principal autor da pesquisa realizada há alguns anos. 

Experiência Com Gatos E Músicas 

Os pesquisadores utilizaram 47 gatos domésticos em sua análise. Para o controle da experiência, eles fizeram os felinos escutarem duas músicas clássicas humanas, é claro: Air, de Johann Sebastian Bach e Elegie, de Gabriel Fauré. A reação dos gatos foi nula. Não demonstraram nenhum tipo de interesse pelos clássicos. Mas, quando tocaram a música feita especialmente para eles... a reação foi imediata. Os gatos começaram a roçar nas caixas de som, esfregando suas glândulas de cheiro nelas, o que significa que eles estavam reivindicando o objeto para si.  

Os comportamentos positivos dos bichanos foram: 

  • ronronar; 
  • orientar a cabeça na direção da saída de som; 
  • roçar e dar cabeçadas nos alto-falantes; 
  • cheirar os alto-falantes. 


Foram utilizados 47 gatos para a pesquisa 


Coisas de gato curioso e que está de boa com a vida! Nada demais. Hahahahahahaha! 

Resultado E Vantagens Da Música Sobre Os Gatos 

O resultado foi que os gatos preferiram as músicas criadas para felinos, sendo que os gatos mais jovens e os mais velhos responderam sem hesitação e com maior constância. É claro que a música também teria que agradar ouvidos humanos, não só dos bichanos.  

Quer ver como a pesquisa foi conduzida? Clique aqui

Gatinhos curiosos com a música
Vamos no embalo... 


A música poderá ajudar os bichanos, seus donos e os veterinários em várias situações, como: 

  • tornar gatos hiperativos ou assustados em pets mais calmos; 
  • estimular o animal a fazer exercícios; 
  • relaxar animais doentes ou com dores; 
  • diminuir o estresse da separação; 
  • harmonizar o ambiente do gato; 
  • tranquilizar o gato à noite; 
  • despertar sua curiosidade; 
  • enriquecer o ambiente para os gatos domésticos. 


O compositor David Teie revela que algumas músicas funcionam praticamente como um “catnip sonoro”.  UAU!!! 

E que tal um vídeo com uma das músicas elaboradas por eles? A música se chama Spook’s Ditty. Aproveite e toque-a para seu bichano e observe suas reações. 



Tem mais um vídeo chamado Katey Moss Catwalk. Aproveita com seu peludinho. 




Bem, os meus gatinhos têm muito mais reação quando fico sacudindo o Whiskas Sachê como uma maraca. Hahahahahaha! Mas, acredito que, como um complemento das atividades, valha a pena tanto para o gato quanto para seu dono. 

E aí? Como seu gatinho amado reagiu às músicas? Passa lá nos comentários e me diz. 


Lambidas mil! 
>^.^<


Confira, também, a página do Facebook
Brincando Com Gatos


  Não esqueça de Comentar aqui embaixo.  
  OK? Mi@uu!  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

"O gato é médium, bruxo, alquimista e parapsicólogo. É uma chance de meditação permanente a nosso lado, a ensinar paciência, atenção, silêncio e mistério. O gato é um monge portátil à disposição de quem o saiba receber."

(Artur da Távola)

>^.^< MIAU!! >^.^<

Sobre A Equipe

Quem Somos?

BCGatos

Dean, Samantha e Luke formam a Equipe Brincando Com Gatos. Mamãe e Papai são os colaboradores frequentes. Aqui tem muita Diversão e Informação para você que é Gateiro e é curioso como um Gato. Mi@uu!




Posts Recentes

recentposts

Posts Aleatórios

randomposts