Outubro Rosa é a campanha destinada a conscientização das mulheres da necessidade de prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Seu símbolo é o laço cor de rosa e o mês é Outubro.
Mas, essa prevenção não deve ser apenas aplicada em seres humanos. Aproveitando, as gatas também devem ser alvo dessa campanha. E a castração é o procedimento mais simples e mais recomendado para que a gata não desenvolva a doença, aumentando, assim, sua expectativa de vida.
Quais são as vantagens da castração?
1- Evita o Cio
O cio (ou o período fértil) da gata ocorre de 3 a 4 vezes por ano. E, nesse período, a gata mia sem parar e se esfrega em todas as coisas, sofrendo por não poder realizar o que seu corpo e os seus hormônios (explodindo!) pedem tanto, que é copular, ou seja, cruzar. A frustração por não realizar a cópula pode levar a depressão, falta de apetite e estresse.
Com a castração ela não entra mais no cio e esse desespero, tanto da gatinha quanto do seu dono (que não tem como ajudar), não acontece.
2- Evita Fugas
Castrada, a gatinha não tentará fugir para encontrar um macho e cruzar (copular). Sem o estresse do cio, ela ficará mais tranquila e seu dono, idem.
3- Evita Crias Indesejadas
A castração permite o convívio com gatos machos, evitando uma gravidez inesperada e, muitas vezes, indesejada.
Há muitos gatos abandonados no mundo, não seja você um dos responsáveis por aumentar essa estatística!
4- Acalma a Gata
A castração diminui a agressividade e o nervosismo do seu animalzinho. A gatinha ficará mais relaxada, meiga e dócil. :-)
5- Elimina a Gravidez Psicológica
Sim. Não são só mulheres (humanas) que desenvolvem uma gravidez psicológica. Gatinhas, também. Após o cio pode ocorrer aumento das mamas, produção de leite e, até, agressividade. Os sintomas da gravidez aparecem, mas não há filhotes sendo gerados. Essa falsa gravidez, conhecida como Pseudociese, é um problema hormonal que ocorre em pelo menos 50% das gatas que não são castradas.
A gravidez psicológica pode desenvolver doenças mais sérias como Piometra (infecção uterina) e Mastite (infecção da glândula mamária).
A castração é a prevenção da doença.
6- Evita Câncer e Infecções no Útero
Devido a quantidade alta de hormônios no organismo, as gatas desenvolvem tumores que, muitas vezes, são malignos e se espalham rapidamente, causando a sua morte. Câncer de mama, de ovários e de útero podem ser evitados com a castração. Além de eliminar a chance da gatinha ter Piometra, ou seja, infecção bacteriana no útero durante a fase do ciclo ovariano dominado pelo hormônio feminino, a progesterona, e que pode levar a morte, também.
7- Aumenta a Expectativa de Vida
Sem acesso à rua (onde pode ser atropelada, maltratada ou participar de uma briga com outros gatos), e castrada, o que evita o risco de desenvolver certas doenças, sua gata terá uma expectativa de vida mais longa. Felicidade geral para a gatinha e seu dono!
Se você ainda não castrou sua gatinha, não perca mais tempo e fale logo com seu veterinário a respeito. Castrar não é uma maldade com o bichano. Castrar é um ato de Amor.
Mas, é claro, que se você quiser que sua gatinha procrie, tudo bem. É uma atitude maravilhosa, desde que você seja responsável e não os abandone, à mercê da própria sorte. Doe os gatinhos para pessoas que tenham consciência da tarefa que é criar um bichano com amor.
Lambidas mil!
>^.^<
Confira, também, a página do Facebook
Brincando Com Gatos
Não esqueça de Comentar aqui embaixo.
OK? Mi@uu!
Verdade amiga! A castração evita sérios problemas de saúde nos nossos bichinhos! Bjs.
ResponderExcluirOi Mary.
ExcluirQue bom ver você por aqui!!! :-)
Sei que a castração é uma atitude radical, mas que diminui ou elimina os problemas de saúde nos nossos amados pets e o abandono dos filhotes, também.
Castrar é um ato de muita responsabilidade e, acima de tudo, um ato de Amor.
Beijos mil! :-)