Os Gatos sempre foram reverenciados como divindades na Antiguidade, principalmente entre os egípcios. Sendo uma de suas deusas, Bastet, representada com cabeça de gato e que começou a ser cultuada por volta de 3.000 a.C.. Bastet representava a fertilidade, o prazer, a música e o amor.
Deusa Bastet |
Porém, anos mais tarde, a posição do gato passou de um ser divino para um ser amaldiçoado e que traz mau agouro, sendo associado às bruxas. Principalmente, o Gato Preto.
Durante a Idade Média, nossos adorados bichanos foram caçados como representantes do mal. Acreditavam que os espíritos malvados ou os espíritos familiares das bruxas encarnavam no gato. Ou até mesmo, que um gato nada mais era do que uma bruxa disfarçada para fugir de perseguições.
Seres noturnos por excelência, seus olhos brilham no escuro, seus pelos eriçam, suas garras são bem afiadas e seus miados podem ser assustadores. Por isso eram culpados de tudo de ruim que acontecia com as pessoas e tidos como acompanhantes de bruxas e demônios. Com a fama de criaturas malignas, o Papa Inocêncio VIII, no século XV, colocou os pequenos felinos na lista de perseguições a hereges e praticantes da bruxaria, durante a Inquisição.
O ar de mistério que envolve o gato e sua independência fizeram ele ser adorado e odiado, ser idolatrado e temido pelos povos de outrora. Infelizmente os Gatos Pretos ainda sofrem preconceito nos dias de hoje. Principalmente em datas como Halloween e Sexta-feira 13, os gatinhos pretos NÃO devem sair de casa para evitar de serem feridos ou mortos por causa de superstições e da ignorância das pessoas.
Gatos bruxos? Será?
O que você acha?
FELIZ DIA DAS BRUXAS!
É o desejo da equipe de
Brincando com Gatos:
Samantha, Dean e Criss
Lambidas mil!
>^.^<
Confira, também, a página do Facebook
Brincando Com Gatos
Não esqueça de Comentar aqui embaixo.
OK? Mi@uu!
Os Gatinhos são lindos! Tadinhos!!! Acabam "pagando o pato"!!! Os pretinhos, então! É difícil alguém querer um gatinho Preto!!!
ResponderExcluirQue os gatinhos tenham tido um HAPPY HALLOWEEN!
Mary Am Chef.